GOSTA DE ANIMAIS? NÓS TAMBÉM!
Receba artigos, novidades e promoções em exclusivo.
[egoi-simple-form id="38658"]
Uma oferta mensal da Estrela Animal enquadrada na nossa Política de Privacidade
O Cão da Serra de Aires é uma das raças mais famosas de origem portuguesa. Proveniente do Alentejo é um cão de tamanho médio, apto para a condução de rebanhos e guarda de outros tipos de animais.
País de Origem: Portugal (Monforte)
Aptidões especiais: Cão de pastoreio e condução de gado, cão de guarda e animal de companhia.
Tamanho: A altura na espádua (ombro) é de 45-55 cm para os machos e 45-52 cm para as fêmeas.
Pelo: O pelo é longo e liso ou ligeiramente ondulado; não tem camada interior. A cor mais vulgar é o preto, mas também já aparece cinzento, amarelo e castanho, de preferência com manchas castanho-claras. Alguns pelos brancos são admissíveis, mas manchas de pêlos não, exceto uma mancha branca no peito.
Cuidados exigidos: Procure regularmente nós de pelos, mas não escove demasiado o pelo, pois isso afecta a sua textura. Tosquie os pelos em excesso entre as almofadas dos pés. Dizem que esta raça deve ser lavada o menos possível.
O Serra de Aires é um cão bem-disposto, animado e inteligente. Gosta de trabalhar, é muito leal e ligado aos donos. É sóbrio, vigilante, aprende facilmente, mas é teimoso e dominador.
O cão da Serra de Aires exige um treino extremamente firme e equilibrado. Aprende depressa e com facilidade, mas pode ser teimoso e dominador. Requer um dono confiante e assertivo.
Esta raça dá-se bem com outros cães e vivem perfeitamente bem com outros animais de companhia, desde que tenham sido corretamente socializados. São normalmente pacientes com as crianças, mas os cães em especial costumam ser possessivos com o seu território.
Esta raça tem tendências a ser reservada com estranhos e dá um óptimo cão de guarda.
O Cão da Serra de Aires tem muita energia. Necessita de bastante espaço, exercício considerável, adequando-se melhor à vida de trabalho.
Se fizer exercício suficiente, será calmo em casa. Esta raça obtém óptimos resultados em agility.
Fotografia por Royal Canin.
Ainda não está registado?
Registe-se
Lindo!! Adoptei um cão há 10 anos que sempre me foi dito (e assim foi registado) como ”raça indefinida”… acontece que há um mês, por uma urgência, tive necessidade de consultar outro médico veterinário que me garantiu o meu cão ser “cruzado” de serra d’aires. Como posso obter essa confirmação? Para mim, e por vários motivos, seria importante ter essa informação. Obrigada
Boa tarde
Talvez possa obter essa informação junto do club portugues de canicultura.
Não possuímos informação complementar que possa ajudar.
Obrigado!