O Pequinês é uma raça muito antiga de cães pequenos com origem na China. Altiva e independente, a sua fisionomia não deixa ninguém indiferente a tamanha simpatia. Vamos conhecê-la melhor neste artigo.
Curiosidades da raça Pequinês
País de Origem: China
Aptidões especiais: Animal de companhia.
Tamanho: A altura na espádua (ombro) é de 20 cm e pesam cerca de 4 a 5 kg.
Pelo: Pelo comprido e abundante. Possui um rico subpelo. É conhecida uma vasta gama de cores para esta raça. A mais vulgar é o preto e bege. Não há pequineses albinos ou vermelho-acastanhado.
Cuidados exigidos: Exige um cuidado intensivo no que diz respeito ao pelo. Convém habituar o cão desde novo ao tratamento da pelagem, para que seja sempre uma ação agradável, caso contrário será um desafio a utilização da escova e do pente.
Recomenda-se especial atenção ao pelo por baixo das articulações das pernas, barriga e pernas onde surgem mais facilmente os emaranhados. Pode usar-se pó de talco ou champô seco antes, durante e depois das escovagem.
Dê, também, atenção às pregas do focinho onde é provável que surjam infeções.
Apare o excesso de pelo entre as almofadas dos pés.
Caráter e atitude
É uma raça afetuosa, nobre e possui uma atitude vitoriosa. Podem ser egocêntricos e teimosos, mas são inteligentes, corajosos e não gostam de estranhos.
Treino
Apesar do pequinês não deixar que o seu dono seja totalmente o seu chefe, é necessário ensinar-lhe alguns princípios básicos para que não acabe por ser um cão mal comportado que só faz exatamente o que lhe apetece.
Deve ser recompensado quando faz algo bem feito e não deve ser rigidamente punido quando erra – este é o melhor sistema para obter bons resultados. Um pequinês que tenha sido punido torna-se retraído, sentindo-se muito magoado e insultado.
Atitudes sociais
Normalmente não cria problemas de convivência em relação a outros animais, mas isso ficará a dever-se ao tipo de treino social que o cão teve. Uma vez que não gostam de ser perturbados quando estão a descansar, não são uma escolha ideal para uma casa onde há crianças.
Exercício físico
O Pequinês não deve fazer passeios muito longos por causa da sua fisionomia.
Vídeo com factos interessantes sobre o Cão Pequinês
Fotografia por Pixabay