GOSTA DE ANIMAIS? NÓS TAMBÉM!
Receba artigos, novidades e promoções em exclusivo.
[egoi-simple-form id="38658"]
Uma oferta mensal da Estrela Animal enquadrada na nossa Política de Privacidade
No verão sobem as temperaturas e com elas aumentam os problemas associados ao excesso de calor. Um dos mais comuns nos gatos é o golpe de calor que se pode tornar muito grave e mortal.
Um golpe de calor é uma subida abrupta da temperatura corporal normalmente devido ao excesso de calor no meio ambiente.
Pode ocorrer em qualquer gato, mas acontece mais frequentemente nos gatos de dimensões mais pequenas, com idades mais avançadas ou em raças braquicefálicas como os Persas. Mas também, nos gatos com pelagem negra ou mais escura, que absorvem mais calor. Assim como nos gatos com excesso de peso ou problemas cardíacos ou renais que estão mais sujeitos a estes problemas.
A temperatura normal de um gato adulto varia entre os 38.º C e os 39,2.º C.
Durante um golpe de calor a temperatura corporal pode exceder os 42.º C e levar a danos graves na saúde do animal.
Ao contrário dos humanos, os cães e os gatos não têm glândulas sudoríparas distribuídas por todo o corpo e que os ajuda a refrescar o corpo num ambiente muito quente. Só têm algumas glândulas sudoríparas nas almofadas das patas.
Por isso, é que os cães e os gatos lambem o pelo para se refrescar, embora esse método não tenha a eficácia necessária em épocas muito quentes.
Prevenir é o melhor remédio e por isso deve adotar medidas de precaução:
Visitar imediatamente um médico veterinário, uma vez que estamos perante um cenário sério e que pode ocorrer facilmente num ambiente com temperatura altas.
Adaptado e traduzido de Affinity Petcare.
Fotografia por Eran Menashri e Cédric VT.
Ainda não está registado?
Registe-se