O Dogue de Bordéus, como já nos diz o nome, é uma raça de cães proveniente da França. Este cão liga-se figurativamente e quase literalmente com a família. Considera a separação como um castigo. Não escolha esta raça se tem de estar fora de casa longos períodos.
Curiosidades da raça Dogue de Bordéus
País de Origem: França
Aptidões especiais: Cão de guarda e animal de companhia.
Tamanho: A altura na espádua (ombro) é de 60-70 cm para os machos e o peso mínimo é 50 kg. A altura na espádua é de 58-66 cm para as fêmeas e o seu peso mínimo é 45 kg.
Pelo: O pelo é curto e macio, vermelho-mogno ou vermelho-acastanhado. Com cara vermelha ou preta. Não são aceitáveis manchas brancas.
Cuidados exigidos: Escove regularmente o cão quando está na muda com uma escova de borracha para retirar os pelos soltos mortos. Se necessário, limpe as pregas da cara.
Como é comum a outras grandes raças, o Dogue de Bordéus cresce rapidamente e precisa de toda a sua energia para ter um corpo saudável.
Caráter e atitude
É um cão regular, calmo, que raramente ladra e é amistoso, atento, curioso, muito corajoso e fisicamente exigente consigo próprio. Liga-se profundamente ao dono e à familia.
Treino
Dê ao Dogue de Bordéus um treino consistente, de maneira justa e calma. Este cão fica muito ligado ao dono e gosta de lhe agradar. Quando ele se porta bem faça um grande espalhafato e deixe-o ver como está satisfeito e fale-lhe encorajadoramente.
Atitudes sociais
Quando o Dogue de Bordéus teve muitas experiências positivas na sua juventude, que lhe permitiram desenvolver-se como um cão feliz, o seu comportamento para com outros animais de estimação será provavelmente bom.
Estes cães são normalmente simpáticos e protectores com crianças.
Exercício físico
Esta raça tem determinadas exigências de exercício. Dois passeios (com trela) todos os dias, juntamente com corrida e jogos sem trela várias vezes por semana são suficientes.
Vídeo com factos interessantes sobre o Cão Dogue de Bordéus
Fotografia por findgareth e PrettyKateMachine via Visualhunt