Há alguns alimentos que nunca devem fazer parte da alimentação de um cão, sob o risco de ter problemas graves.
Uma pequena guloseima dada, de vez em quando ao seu cão, não vai fazer-lhe mal, mas seguir uma alimentação saudável e sem excessos é fundamental para garantir uma saúde plena.
Alimentos prejudiciais à alimentação dos cães
1. Chocolate
Nenhum animal deve comer chocolate apesar de ele ser muito apetecível para os humanos. Para os cães em particular, o chocolate pode mesmo ser venenoso, causando sintomas preocupantes como temperatura elevada, vómitos, tremores ou convulsões.
2. Uvas e passas afetam os rins
Sintomas da sua ingestão podem ser beber mais água, urinar mais, vómitos e letargia.
3. Pêssegos e ameixas não são indicados devido ao seu caroço que facilmente pode ser engolido, podendo obstruir os intestinos ou causar envenenamento ou intoxicação por cianeto.
4. Abacate contém uma toxina que pode causar danos no coração, sendo os sintomas principais diarreia e vómitos.
5. Nozes de macadâmia afetam negativamente o sistema nervoso e muscular de um cão, podendo causar tremores, fraqueza, letargia e vómitos.
6. Alho é extremamente prejudicial ao cão porque prejudica as células vermelhas podendo causar anemia, vómitos e fraqueza.
7. Massa de pão crua. O seu consumo pode causar o envenenamento alcoólico do cão uma vez que se dá a fermentação da massa no aparelho digestivo. Sintomas são diarreia, vómitos, convulsões e dificuldades respiratórias, desorientação e falta de coordenação motora.
8. Cebola. O seu consumo pode danificar os glóbulos vermelhos causando anemia, vómitos e fraqueza.
9. Bebidas alcoólicas. Provocam danos ao nível do sistema nervoso, causando desorientação, diarreia, vómitos, tremores, convulsões e estados de coma.
10. Pastilha elástica, nomeadamente a sem açúcar, contém substâncias que estimulam a secreção de insulina que provoca queda de nível do açúcar no sangue e como consequência, vómitos, diarreia, icterícia e convulsões.
A minha lucy e uma Rottweiler tem 3 meses ela comeu pastilhas elásticas
A minha lucy e uma Rottweiler tem 3 meses ela comeu pastilhas elásticas e agora o que devo fazer
Olá Liliana,
Deve contactar o médico veterinário da cadela 😉
Saudações patudas,
Estrela Animal