A roupa para cães não é consensual. Será uma necessidade nos dias mais frios ou apenas um luxo dos seus donos?
Para os cães com pele e pelo adaptado aos climas mais frios a roupa é dispensável. No entanto, as raças de pelagem curta e raças com pelos mais longos, mas não adaptados ao frio, sofrem com temperaturas baixas. Nesse caso, a roupa é necessária para aquecer o animal e não é apenas um luxo.
Capas para Cães
O uso de capas de chuva pode parecer supérfluo para alguns, no entanto, animais idosos ou com problemas de coluna, agradecem. Os dias frios e chuvosos podem agudizar esses problemas, sem contar com o odor da pelagem de cão molhado… Ao molhar-se, deve ser seco para não cheirar mal. Por isso se usar uma capa (discreta…) para os passeios nos dias de chuva, melhor!
Botas para Cães
O uso de botas evita que os cães queimem as patas na neve em países onde as temperaturas são muito baixas no inverno. As botas protegem, também, as patas da humidade, a maior causadora de dermatites.
No verão, durante os passeios prolongados, o uso de botas evita queimaduras nas patas.
Em caso de patas feridas, a bota também resguarda os curativos e isola a pata ferida do solo.
No entanto, a roupa pode ser um grande incómodo para nossos amigos, quando o seu uso não passa apenas de uma tentativa de os “humanizar”.
No mercado, existem todos os tipos de acessórios, de bonés e gravatas a fantasias para cães… que podem ridicularizar o animal.
Usemos apenas o necessário para aquecê-lo no inverno ou protegê-lo. O que pode parecer “bonito” para nós, pode ser detestável para ele.
Não insista se o cão não quiser usar a roupa, mesmo que seja para protegê-lo do frio.
Roupas de lã podem agravar o quadro de animais alérgicos e provocar muitos nós nos pelos de raças de pelagem longa.
Roupas em gatos, nem pensar
Os bichanos são espertos e procuram lugares quentes no inverno. Detestam roupas ou qualquer outro acessório, excepto uma boa refeição e uma boa soneca…