Proveniente da China o Shar-Pei é um cão leal com o dono e brincalhão. Com um pelo bastante duro e cores particularmente interessantes. Conheça-o melhor neste artigo.
Curiosidades da raça Shar-Pei
País de Origem: China
Aptidões especiais: Animal de companhia.
Tamanho: A altura na espádua (ombro) é de 48-58 cm.
Pelo: O pelo é muito duro e deve ser muito hirsuto (pelo de cavalo). As cores permitidas são o preto, castanho, vermelho, fulvo (alaranjado) e creme. Tem a língua Azul e o pigmento azul.
Cuidados exigidos: O Shar-Peri tem dobras na pele em todo o corpo, especialmente quando é jovem. Inspecione estas dobras regularmente e limpe se necessário. Alguns cães têm uma cauda que fica muito perto do corpo e que também precisa de ser inspecionada para evitar infeções. Ponha gotas nos olhos quando necessário e escove o pelo com uma escova macia.
Caráter e atitude
É uma raça leal para com o dono, brincalhão, ativo, denominador e corajoso.
É um cão inteligente, que nem sempre segue as ordens cegamente. E é um vigilante razoável.
Treino
O treino destes cães precisa de ser extremamente firme. Se é inconstante, pouco firme, demasiado brando ou demasiado clemente aos olhos do cão, ele assumirá o papel de chefe.
O Shar-Pei precisa de um dono confiante.
Atitudes sociais
O Shar-Pei liga-se às pessoas que formam a sua família, mas são hóstis em relação a estranhos. Normalmente dão-se bem com crianças, e os gatos não são um problema se se relacionaram com eles quando eram jovens .
A relação com outros cães pode por vezes ser problemática. Este cão, por natureza, está sempre pronto para uma boa luta!
Exercício físico
O Shar-Pei tem uma considerável necessidade de exercício. Todavia, desde que façam exercício suficiente no exterior serão bastante sossegados em casa.
Vídeo com factos interessantes sobre o Cão Shar-Pei
Fotografia por emdot e wheany